Boa noite amigos!
Hoje vou falar um pouco sobre o carro mais importante da Chrysler nas pistas: o Dodge Charger Daytona 1969.
Este modelo surgiu depois de vários testes feitos em túnel de vento com o modelo 1968. Despois de muitos testes e análises, chegou-se as alterações necessárias para se ter um carro com melhor aerodinâmica: bico, retirada das rabetas do teto e um aerofólio gigante.
Baseado nessas alterações surgiu também o Charger 500, porém este modelo era menos radical, possuindo apenas uma grade mais aerodinâmica e a falta das rabetas no teto.
Muitos torcem o nariz para o design do Charger Daytona, mas ele responde a isso com recordes:
- O modelo venceu pelo menos 1/4 das provas em que participou.
- Em 1970 conquistou o título com o piloto Bobby Isaac.
- Em março de 1970 Buddy Baker e seu Daytona 88 romperam a barreira das 200 mph, alcançando 200,447 mph (322,519 km/h) em Talladega.
- Em 1971 foi a vez de Bobby Isaac alcançar as 201,104 mph (323,576 km/h) nos lagos de sal de Bonneville, Utah.
Infelizmente saiu das pistas já em 1971, devido a restrição de cilindrada (máximo de 305 pol3, 5,0 litros) introduzida para 1971. Com isso a Chrysler considerou inviável retrabalhar os modelos para que permanecessem competitivos.
Não me esqueci do Superbird, mas isso fica para uma outra postagem...
Abraços a todos.
Muito foda a postagem. Valeu mesmo!
ResponderExcluirValeu Daniel!!!
ResponderExcluir