terça-feira, 3 de maio de 2011

A restauração de um Dodge na visão de um pobre


Boa noite amigos!

Certos acontecimentos que já vivenciei e ví acontecerem me levam a escrever esta postagem....

Normalmente nas minhas postagens procuro evitar palavrões, não acho uma forma legal de escrita para algo que visa o público, porém hoje estou meio extressado e o tema é meio "complicado", então, desculpem! Kkkkkkk

Restaurar um Dodge... (ou mesmo boa parte dos carros antigos)
Restaurar e ter um Dodge é para quem ama o carro, não é para qualquer um. Ter um Dodge não é simplismente ter um carro, um bem material, ter um Dodge acaba sendo um hobby e envolve o sentimento também! Para quem gosta de carro, boa parte das vezes, o carro acaba até sendo considerado um membro da família!

Agora falando da restauração em sí: ô servicinho que dá dor de cabeça! Dor de cabeça essa que é gerada pelos grandes "profiççççionais" que temos no ramo!
Profissionais que falam que conseguem fazer o que você está pedindo mas que no final das contas entregam um serviço aqüém das expectativas de você cliente!!!

Além disso, algo que interfere na restauração é o seu poder aquisitivo, se você for um fudido e ainda tiver o defeito (ou virtude) de ser exigente e perfeccionista como eu, você se fudeu legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pobre sofre demais em restauração, por isso digo: não é um hobby pra pobre... porém infelizmente não mandamos nos nossos gostos e sentimentos....

A menos que você seja filhinho de papai ou seja muito bem sucessido (muitas vezes pra isso é necessário nascer com o traseiro virado pra lua), você irá apanhar bastante!
O pobre exigente tem que fazer o difícil cálculo: qualidade do serviço x a sua realidade de vida. O profissional que faria aquilo que você quer (coisa rara hein amigos!) você infelizmente não pode pagar e aquele que você pode na grande maioria das vezes é duvidoso.
Quero dizer aqui também que é possível achar um artista na oficina de funilaria da esquina, porém isso é muito raro...

Vou dar como exemplo a retífica de motor do meu Polara, não é um serviço de funilaria mas serve como exemplo.
Neste serviço estou gastanto mais de 3/2 do valor que paguei no carro. Digamos que é quase uma fortuna para mim, que apesar de praticamente não ter contas a pagar, levei VÁRIOS MESES economozando para finalmente chegar e dizer "vou encostar o carro e fazer o motor".
Aí chega o problema: vou levar em quem pra fazer o motor?!?!!?
Opções:

- Mecânico mediano que eu não conheço e não tenho certeza da qualidade do serviço, mas que passa certa impressão de ser melhor do que o mecânico que conheço.
- Mecânico mediano/bom que eu conheço a vida inteira, já fez o motor de um carro da família e está bom até hoje.
- Mecânico TOP que eu nem sei onde tem e que provavelmente não vou ter condições de pagar.

Bom, acho que não é preciso pensar muito, escolhi a opção 2! Hahaha
Agora você já tem a grana e o mecânico, tudo certo né?!?!
Até parece.... vamos aos acontecimentos mais relevantes:

1- Você tem um amigo entendido em Polara que te dá ótimas dicas para ser realizado um serviço TOP (que você pobre perfeccionista deseja alcançar), porém você chega na retífica com tais dicas e os fulanos dizem que não é possível ou que NÃO VÃO FAZER. Pô, você não está pagando barato e ainda tem que engolir essa? Pois é seu pobre, você não tem muitas opções....

2- Você não quer pintar o motor no Spray e nem no pincel, quer um serviço legal mas não tem como pintar com o compressor, então o que faz: compra a tinta PU que te indicaram, leva as partes móveis pra um funileiro pintar e acaba pintando o bloco no pincel mesmo. Não fica TOP mas é pra ficar legal.
Daí o que acontece? O grande profiçççional do funileiro, mesmo você falando que não é pra pintar onde vão as juntas, pinta mesmo assim, some a isso papelão que grudou aí neste processo de pintura. Pra piorar, ele resolve pintar a tampa da corrente por dentro também, pra ficar mais "bunitinhu". Você vê a cagada ainda na fase de "fundo", fala pra não pintar e mesmo assim o profiçççional que você está pagando pega e pinta mesmo assim!

3- Você é abençoado e tem a sorte de um rato resolver ir bem no seu carro e roer uma borracha difícil de se achar. Mas tá bom né? É só uma borracha velha de um carro velho... é o que pensa a grande maioria dos mortais.

4- Você vê que é necessário entortarem a vareta do capô e amassarem de leve o "bigode" do carro pra colocarem o motor de volta no cofre (motivo desta postagem).

E por enquanto é "só". Legal né? Vc está gastando um bom dinheiro (bom dinheiro pra você que é pobre) e mesmo assim não vai ter o serviço na qualidade que você esperava e sonhava em ter.........

Fico imaginando então quando chegar na funilaria, acho que vou ficar doente e careca!!! kkkkkkk

Agora, antes de encerrar meu "chororô", não vá pensando que mesmo que você consiga se ferrar pra juntar a grana e levar em um "super profissional" que você sairá 100% satisfeito e que o serviço ficará exatamente como queria...
Infelizmente eu tenho o exemplo disso também.

Uma vez levamos o Dart para um "especialista em Dodges" fazer uns servicinhos de funilaria, muitos o achavam careiro, porém como queriamos algo bem feito, fizemos o grande esforço de levar lá.
Resultado?
- Pelo menos uma peça quebrada.
- Parafusos soltos.
- O serviço levou pelo menos umas 4 vezes mais tempo do que o programado.
- O serviço não ficou como deveria.

Pelo menos ainda é um dos melhores serviços que já ví, porém fica longe daquilo que considero como "especialista"!!!
E, como você é pobre, não pode se dar ao luxo de levar pra fazer de novo, tem que engolir assim mesmo, pra quem sabe um dia, se tiver condições e SORTE, fazer o serviço de novo e perfeito...

Mas, apesar dos pesares, o negócio é não desistir e pensar que por mais que você apanhe, você está trazendo um carro de volta a vida (ou pelo menos tentando) e pode curti-lo dando umas belas voltas por aí!

Agora, se você for um "restaurador" que gosta de massa, não ligar pra um detalhe ou outro faltando e for daqueles do "assim tá bom", desconsidere tudo o que escrevi e seja feliz! Aliás, eu mesmo queria ser assim, sofreria bemmmmmm menos!

Caramba, acho que foi a minha maior postagem até hoje, espero que não tenha sido MUITO chata.... mas precisava desabafar... além disso, acho que acabei falando menos palavrões do que gostaria!!!! Kkkkkkkk

Abraços a todos.