Boa noite amigos!
Certos acontecimentos que já vivenciei e ví acontecerem me levam a escrever esta postagem....
Normalmente nas minhas postagens procuro evitar palavrões, não acho uma forma legal de escrita para algo que visa o público, porém hoje estou meio extressado e o tema é meio "complicado", então, desculpem! Kkkkkkk
Restaurar um Dodge... (ou mesmo boa parte dos carros antigos)
Restaurar e ter um Dodge é para quem ama o carro, não é para qualquer um. Ter um Dodge não é simplismente ter um carro, um bem material, ter um Dodge acaba sendo um hobby e envolve o sentimento também! Para quem gosta de carro, boa parte das vezes, o carro acaba até sendo considerado um membro da família!
Agora falando da restauração em sí: ô servicinho que dá dor de cabeça! Dor de cabeça essa que é gerada pelos grandes "profiççççionais" que temos no ramo!
Profissionais que falam que conseguem fazer o que você está pedindo mas que no final das contas entregam um serviço aqüém das expectativas de você cliente!!!
Além disso, algo que interfere na restauração é o seu poder aquisitivo, se você for um fudido e ainda tiver o defeito (ou virtude) de ser exigente e perfeccionista como eu, você se fudeu legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Pobre sofre demais em restauração, por isso digo: não é um hobby pra pobre... porém infelizmente não mandamos nos nossos gostos e sentimentos....
A menos que você seja filhinho de papai ou seja muito bem sucessido (muitas vezes pra isso é necessário nascer com o traseiro virado pra lua), você irá apanhar bastante!
O pobre exigente tem que fazer o difícil cálculo: qualidade do serviço x a sua realidade de vida. O profissional que faria aquilo que você quer (coisa rara hein amigos!) você infelizmente não pode pagar e aquele que você pode na grande maioria das vezes é duvidoso.
Quero dizer aqui também que é possível achar um artista na oficina de funilaria da esquina, porém isso é muito raro...
Vou dar como exemplo a retífica de motor do meu Polara, não é um serviço de funilaria mas serve como exemplo.
Neste serviço estou gastanto mais de 3/2 do valor que paguei no carro. Digamos que é quase uma fortuna para mim, que apesar de praticamente não ter contas a pagar, levei VÁRIOS MESES economozando para finalmente chegar e dizer "vou encostar o carro e fazer o motor".
Aí chega o problema: vou levar em quem pra fazer o motor?!?!!?
Opções:
- Mecânico mediano que eu não conheço e não tenho certeza da qualidade do serviço, mas que passa certa impressão de ser melhor do que o mecânico que conheço.
- Mecânico mediano/bom que eu conheço a vida inteira, já fez o motor de um carro da família e está bom até hoje.
- Mecânico TOP que eu nem sei onde tem e que provavelmente não vou ter condições de pagar.
Bom, acho que não é preciso pensar muito, escolhi a opção 2! Hahaha
Agora você já tem a grana e o mecânico, tudo certo né?!?!
Até parece.... vamos aos acontecimentos mais relevantes:
1- Você tem um amigo entendido em Polara que te dá ótimas dicas para ser realizado um serviço TOP (que você pobre perfeccionista deseja alcançar), porém você chega na retífica com tais dicas e os fulanos dizem que não é possível ou que NÃO VÃO FAZER. Pô, você não está pagando barato e ainda tem que engolir essa? Pois é seu pobre, você não tem muitas opções....
2- Você não quer pintar o motor no Spray e nem no pincel, quer um serviço legal mas não tem como pintar com o compressor, então o que faz: compra a tinta PU que te indicaram, leva as partes móveis pra um funileiro pintar e acaba pintando o bloco no pincel mesmo. Não fica TOP mas é pra ficar legal.
Daí o que acontece? O grande profiçççional do funileiro, mesmo você falando que não é pra pintar onde vão as juntas, pinta mesmo assim, some a isso papelão que grudou aí neste processo de pintura. Pra piorar, ele resolve pintar a tampa da corrente por dentro também, pra ficar mais "bunitinhu". Você vê a cagada ainda na fase de "fundo", fala pra não pintar e mesmo assim o profiçççional que você está pagando pega e pinta mesmo assim!
3- Você é abençoado e tem a sorte de um rato resolver ir bem no seu carro e roer uma borracha difícil de se achar. Mas tá bom né? É só uma borracha velha de um carro velho... é o que pensa a grande maioria dos mortais.
4- Você vê que é necessário entortarem a vareta do capô e amassarem de leve o "bigode" do carro pra colocarem o motor de volta no cofre (motivo desta postagem).
E por enquanto é "só". Legal né? Vc está gastando um bom dinheiro (bom dinheiro pra você que é pobre) e mesmo assim não vai ter o serviço na qualidade que você esperava e sonhava em ter.........
Fico imaginando então quando chegar na funilaria, acho que vou ficar doente e careca!!! kkkkkkk
Agora, antes de encerrar meu "chororô", não vá pensando que mesmo que você consiga se ferrar pra juntar a grana e levar em um "super profissional" que você sairá 100% satisfeito e que o serviço ficará exatamente como queria...
Infelizmente eu tenho o exemplo disso também.
Uma vez levamos o Dart para um "especialista em Dodges" fazer uns servicinhos de funilaria, muitos o achavam careiro, porém como queriamos algo bem feito, fizemos o grande esforço de levar lá.
Resultado?
- Pelo menos uma peça quebrada.
- Parafusos soltos.
- O serviço levou pelo menos umas 4 vezes mais tempo do que o programado.
- O serviço não ficou como deveria.
Pelo menos ainda é um dos melhores serviços que já ví, porém fica longe daquilo que considero como "especialista"!!!
E, como você é pobre, não pode se dar ao luxo de levar pra fazer de novo, tem que engolir assim mesmo, pra quem sabe um dia, se tiver condições e SORTE, fazer o serviço de novo e perfeito...
Mas, apesar dos pesares, o negócio é não desistir e pensar que por mais que você apanhe, você está trazendo um carro de volta a vida (ou pelo menos tentando) e pode curti-lo dando umas belas voltas por aí!
Agora, se você for um "restaurador" que gosta de massa, não ligar pra um detalhe ou outro faltando e for daqueles do "assim tá bom", desconsidere tudo o que escrevi e seja feliz! Aliás, eu mesmo queria ser assim, sofreria bemmmmmm menos!
Caramba, acho que foi a minha maior postagem até hoje, espero que não tenha sido MUITO chata.... mas precisava desabafar... além disso, acho que acabei falando menos palavrões do que gostaria!!!! Kkkkkkkk
Abraços a todos.
Po Marcos que merda hein ??? Cara se conselho fosse bom não se dava de graça, mas quando vc for mexer com funilaria, conversa com o Alaor la do Riacho... ele tem um senho chamado Chiquinho que o cara é O CARA EM FUNILARIA !! Ele que fez o Charger do Armando um amigo meu, o cara não mexe com pintura, so funilaria e ficou ANIMAL o carro do Armando, e ele não é careiro !!! Mecanica eu não sei se o Alaor mexe com Polara, mas igual o Alaor eu duvido que exista outro nesse pais !!! Puta mecanico bom e gente boa !!!
ResponderExcluirAbraço
Edu
É uma merda mesmo Edu! Valeu pela dica, bom saber! Conheço o Alaor, ele que fez o motor do Dart do meu pai ainda quando estava na mão do Elvinho!
ResponderExcluirAbraço.
Marcos
ResponderExcluirCara, muito bom o post, totalmente relevante! Já comentei sobre isto no meu blog, a falta de profissionais nos dias de hoje é realmente muito grande. Quase não existem mais chapeadores, hoje em dia apenas existem trocadores de peças, e ainda assim , muito fracos.
Mas não desiste, no futuro tu ainda vai dar boas risadas sobre tudo isto
Abração
Cuti
Valeu Cuti, obrigado!!! O pior é que além de serem fracos ainda cobram caro e tentam te enganar!!!
ResponderExcluirTomara que você esteja certo.... kkkkk
Abração.
Cara, o Dart 77 coupe que era do Elvinho é do seu pai ??? Seu pai é um senhor de bigode e vcs moram num predio perto da rotatoria da Brastemp em Santo André??? Putz que mundo pequeno !!!!! Se for na epoca que o Elvinho tava vendendo eu tava LOUCO pra comprar esse carro, tentei vender meu Kadett de qualquer jeito pra pegar o Dartão e não consegui !!! Ai fiquei sabendo que ele tinha sido vendido !! Numa quarta-feira a noite, andando pelo antigo encontro do paço municipal de São Bernardo, encontrei o carro e o Senhor que tinha comprado o carro com o filho (devia ser voce !! mas vc ainda era pequeno, não tinha idade pra dirigir), isso foi por volta de 2001 mais ou menos !!! se for isso mesmo, puta coincidencia !!
ResponderExcluirHahahahaha....
ResponderExcluirÉ do meu pai sim e ele tinha bigode até uns anos atrás! Eu moro perto da Brastemp em SBC sim, só não é em prédio...
Era a gente!!! Kkkkk
Fomos algumas vezes no encontro do paço, deve ter sido por volta de 2003 (eu tinha 13 anos na época) quando compramos o carro! Tem fotos recentes dele aqui no blog, dá uma olhada!!!
Noooossssa velho esse mundo dos carros antigos é um OVO !!! Eu lembro ate hoje da sua cara de felicidade com seu pai pela recente aquisição do dodge e lembro que aquele dia eu tava com minha atual esposa, a gente namorava ainda na epoca e fui embora pensando "Esse é meu maior sonho... um dia ver meu filho feliz da vida porque o pai tem um Dodge..." kkkkkkk !!! Juro pra vc !! Ate quando eu comprei o GS, e fui tirar as primeiras fotos do meu filho junto com o carro lembrei desta cena naquele dia !!! Meu, fala pro seu pai que se algum dia ele decidir vender esse carro, por favor, falem comigo !!! Tenho um carinho especial por ele, pois foi o primeiro dodge que tentei comprar na vida, lembro que o Elvinho me levou pra dar uma volta no carona e passei a semana inteira sonhando com esse carro !!! kkkkk !!! ele é excelente, tanto de lata quanto de mecanica !! Infelizmente nessa epoca não existiam maquinas digitais e não cheguei a tirar fotos dele, tenho so 1 foto do cofre e do motor que tirei no encontro do Central Plaza. Vou dar uma olhada nas fotos aqui no blog !
ResponderExcluirUm grande abraço
Edu
Kkkkkkkk!!! Pequeno mesmo né? Nesse encontro do paço encontramos também um dos últimos donos do Dart Morcego que meu pai teve e descobrimos o fim do carro...
ResponderExcluirLegal saber que já servi de "exemplo" pra alguém... hahahahahahahahaha
Modéstia a parte o carro é bem legal mesmo, tem uns detalhes a serem feitos, mas não é um carro difícil de fazer não!
Pode deixar, só não vou falar pro meu pai pq ele é chato, direto ele fala que vai vender (mas ele não tem muita coragem e eu tbm encho ele....kkk), mas numa emergência não me esquecerei de vc, antes do Elvinho pegar o 70, estava até querendo pegar ele de volta!!!
A gente ia no Central Plaza tbm, eu gostava do encontro de lá...
Abração.
Marcos, te mandei um email nessa sua conta do hotmail que ta publicada aqui no blog ! Da uma olhada la ! :D
ResponderExcluirMarcos, tudo bem?
ResponderExcluircara já passei por essa situação e vi amigos meus passarem por coisa pior!
Meu amigo rodrigo tinha um magnum lindo muito bom de lata mais tinha uns podres que quiz arrumar, tentei convencer ele que num precisava mais o cara é "chato"!
Resultado o "profissional teve a manha de cortar o assoalho e a caixa de ar direita fora e não travou o carrodeixou a frente apoiada no chão e um jacaré no diferencial.
depois de quase 6 meses ele soldou tudo e foi montar o carro e descobri que o carro abriu e ficava um belo vao na porta e a mesma num fechava mais sem conta outras belas cagadas que quase matou o carro!
Agora o Armando me mandou as fotos do rt dele que o Chiquinho( o mesmo que o Edu falou) ta fazendo e o quevi me animou demais!!!
E aí Fabricio, tudo bem e vc???
ResponderExcluirÉ muito complicado esse tipo de coisa, vc economiza, faz planos... daí no final fazem cagada no carro!
Isso que aconteceu com seu amigo Rodrigo deve ter sido HORRÍVEL, não gosto nem de imaginar!!! Hahahahah
Funileiros bons existem, o problema é achá-los e ter dinheiro pra pagá-los!! Kkkkk
Abraço.
Olá, lendo seu post, é a mais pura verdade!! passei algo semelhante na reforma do meu opala 92 onde teve que raspar tudo na lata, tirar amassadinhos e imperfeições e tinha tanta massa nas laterais e teto sem ter um podre!!!! Fiquei impressionado!! O cara que fez para mim já tinha conhecimento do serviço dele e ele é perfeito. Muito exigente e chato. Quase não pegou meu serviço para fazer. Dá muito trabalho e canseira e ele não pegará mais esse tipo de trabalho grande para fazer. Ele me disse. Ele é meio caro, na média até "boa", mas você não vê nada, nenhuma imperfeição na lata e pintura. Para ter idéia, ele trabalha com portas fechadas, com consertos "rápidos" de carros. Fica perfeito mesmo. É muito difícil achar um cara assim. Na internet vemos funilarias de 10, 15 e até 20 mil cruzeiros... Caro demais mas na certeza que ficará perfeito mesmo.
ResponderExcluir