Bom dia amigos!
Esta postagem foi sugerida e revisada por um grande amigo meu...
Quem aqui já ouviu falar de Mário Cézar de Camargo Filho, conhecido como Marinho?!?!? Os fãs mais fervorosos de nossos queridos 1800/Polara provavelmente o conhecem muito bem, mas eu mesmo fui conhecer sua história recentemente ao ler uma matéria publicada sobre ele e seu trabalho na Quatro Rodas...
Nesta matéria, a revista divulga o “veneno” que Marinho oferecia para os Dodges 1800 na época, veneno este que era dividido em 3 estágios e podia ser feito em Ourinhos, na revenda Chrysler que Marinho dirigia na época, a Marinho Veículos S/A, vejam resumidamente as alterações em cada estágio:
- Estágio 1: envolvia apenas modificações leves no motor
- Estágio 2: envolvia mudanças maiores no motor e alterações em suspensão e freio também.
- Estágio 3: era um estágio 2 ainda mais “venenoso”.
Com tais idéias de veneno, Marinho pode ser considerado o pai dos Polaras, pois várias de suas alterações propostas foram incorporadas no Polara pela engenharia da Chrysler do Brasil. Vamos às principais:
1-) A taxa de compressão subiu, foi de meros 7,5:1 para ainda poucos 7,7:1 (vale lembrar que os motores na época não tinham muita taxa mesmo)
2-) Válvulas maiores no escape que passou de 31mm para 34,1mm e o diâmetro da saída do escape, ou seja, remodelagem do cabeçote.
3-) Comando de válvulas de maior graduação, o tempo de duração aumentou de 272º para 276º.
4-) Alterações na suspensão, onde a mesma ficou mais baixa com a utilização de molas menores e mais rígidas (na traseira 2,5cm menores e na dianteira 2cm). Os amortecedores também receberam nova calibragem para trabalhar melhor com a altura mais baixa do carro.
Estas mudanças fizeram do pequeno Dodge praticamente um novo carro! Que como todos devem saber foi eleito pela Revista Auto Esporte o carro do ano de 1977!!!
Polara de Fabio Steinbruch, corre atualmente na Classic Cup em SP
Em virtude destas mudanças, já em 76, o “novo” Dodge Polara reinava absoluto no Grupo 1 (antiga Divisão 1), na Classe A, do Campeonato de Turismo Nacional. Sendo campeão neste ano em 1º e 2º lugar com João Batista Aguiar e Fabio Sotto Mayor, respectivamente.
Nenhum sobrevivente dos 1800 com estas preparações do Marinho é conhecido, se alguém souber de algum, nos avisem!!!
Polara de Rodrigo Copelo, um dos mestres dos Dodginhos lá do Rio de Janeiro! O visual todo original engana, mas este Polara é um verdadeiro canhão!!!
Abraços a todos.