Boa noite amigos!
Está é uma postagem chata de fazer, pode ter gente que torça o nariz, mas eu tinha que fazê-la! Propósito? Termos Dodges cada vez mais perfeitos....
Rabeta aparentemente com as medidas originais
Rabeta traseira de Dodge, aquela do final da lateral onde vai o olho de gato, na minha opinião uma das partes mais belas (das inúmeras) de um Dodge!
Mas o que acontece e sempre aconteceu? Digamos que uns 90% dos profiçççionais que põe a mão nela, acabam fazendo CAGADA!
O pior?! Parece que ninguém vê!
Adquiri este "mal" com o meu pai, que diga-se de passagem tem um ótimo olho para ver detalhes e principalmente para ver defeitos! Caixas mal feitas, rabetas e etc...
Acho que ele seria um bom "olheiro de restaurações"!!! Hehehe
Se alguém tiver interesse é só dar um toque, quem sabe aqui eu inicio uma nova profissão pra ele! Hahaha
Com frequência tenho visto carros recém restaurados e etc com esse problema nas rabetas. As vezes até para mim passa batido esse detalhe, já aconteceu de eu chegar pro meu pai e dizer: "olha que carro lindo!" e a primeira resposta :"olha o que fizeram nessa rabeta!!!".... só pra quebrar o meu barato.... kkkk
Tem quem não ligue, tem quem não perceba, tem os que coloquem a culpa no ângulo da foto, tem os que me chamem de chato! Mas, não é por mal!!!
Poxa, o trabalho de restauração envolve tanto tempo, dinheiro (e porque não sentimento?), passamos meses procurando detalhes, buscando informações, indo atrás da cor original.... pra errar nela? Acho que este é um detalhe que se não for bem feito MATA o carro! Pode estar tudo perfeito, cor, faixas, detalhes, mas se você tiver um erro de funilaria (principalmente na rabeta), já perdeu em muito o brilho do serviço (falo por mim).
Rabeta mexida
Já disse aqui que nem a rabeta do Dart do meu pai ficou perfeita e como disse também, foi levado em quem "manjava" e não foi baratinho! Por essa foto com as medidas aproximadas dá pra ter uma idéia. Não ficou feia, é uma das melhores que já ví! Mas está MENOR, logo, ESTÁ ERRADA!
Eu com 13 anos peguei uma régua e fui tirar as medidas para verificarmos o erro, pô, se um moleque pode fazer isso, bóra abrir o olho pessoal! Está cada vez mais caro um serviço de funilaria e pintura, pintura hoje passa fácil dos 10 mil reais, coisa que acho uma PIADA. Dá trabalho?! Sem dúvidas, mas estão forçando a amizade!
Porém, já que esse mundo é cruél e acabamos pagando, o mínimo que temos que exigir é um serviço PRÓXIMO da PERFEIÇÃO! Eu sei que funilaria não é um serviço fácil, mas também não me proponho a fazê-la e nem cobro orgãos do corpo pelo serviço, logo, se você se propôs a fazer, faça direito!
Falta rabeta para casar com o parachoque
Eu poderia postar várias fotos de carros com a rabeta mal feita, mas isso é "antiético"....
Vamos aos problemas mais conhecidos:
- sobra ou falta friso da caixa de roda
- final da rabeta não "casa" com a ponta do parachoque, sobra ou falta
- rabeta pra fora (não acompanha a lateral do carro)
- dobra que vai para "dentro" do parachoque mal feita
Enfim, são várias as possibilidades, mas ficando no pé do funileiro, acho que isso pode diminuir MUITO! O ideal é colocar o parachoque pra conferir, só ele pra mostrar se realmente alinhamento e tamanho estão legais... vamos abrir o olho e exigir um serviço que valha o que está sendo pago! Ficou errado? Mande FAZER DE NOVO! Bom mesmo era já ter um remendo correto, mas até hoje não achei isso...
Abraços a todos e boa sorte nas restaurações! Todos nós precisamos!