40 anos de Dodge 1800 - Polara


06 de abril de 2013, um dia que entrou para a história do antigomobilismo, em especial para os fãs de Dodginho, pois foi o dia em que um grupo de amigos se reuniu para comemorar os 40 anos de um carro muito querido por todos nós: o Dodge 1800 / Polara.

Para mim, além de rever amigos e belos Dodginhos, era uma aventura interessante: viajar sozinho! Nunca tinha viajado “de verdade”, o máximo tinha sido ir a 2 Mopar Nationals... coisa de 100 kms da minha casa.... e, as vezes que fui, fui acompanhado.


O tempo passou rápido com a correria do dia-a-dia e logo já era sexta-feira, 05 de abril. Tudo tinha que estar pronto para o sábado... mas eu tinha uma prova ferrada no dia e não pude me dedicar a isso.


Cheguei em casa por volta das 21:00, peguei o Polara e fui encher o tanque! Tanque cheio, hora de limpá-lo e colocar tudo no porta-malas... para variar fui dormir muito “cedo”... kkkk


E o dia chegou! Bóra levantar cedo, tomar café e pegar estrada! Admito que sempre dá um certo receio de pegar estrada com um carro de 35 anos de idade, mas é D-O-D-G-E, então pé na tábua!

Na Dutra indo para Taubaté, fui encontrar um Dodginho apenas quase chegando no nosso ponto de encontro: o Frango Assado. Quem eu encontrei? Everton Dodginho e família com seu Polara GL 79 Azul Cadete com interior azul indo participar de nossa festa!


O idealizador da festa? Meu grande amigo Luiz Gustavo Cabett, com o apoio de outros 2 grandes amigos: Daniel Giglio e João Fusco. A ideia de reunir esses apaixonados para comemorar os 40 anos de um carro tão bom e injustiçado nesse país não poderia ter sido melhor! Foi algo sem precedentes na história dos Dodginhos no Brasil!


Ao chegar no Frango Assado, a surpresa: vários Dodginhos reunidos! Nunca tinha visto tantos Dodginhos juntos... chegamos a um total de 16, número realmente impressionante! Como brinquei com o pessoal: “nunca na história desse país conseguiram reunir 16 Dodginhos de uma vez”... kkkkkkk


E o que dizer da qualidade da camiseta e dos adesivos? Realmente algo feito por quem ama o carro... falar que gosta é fácil, mas são nessas atitudes que realmente vemos quem gosta de verdade!


Saímos de Taubaté e partimos para Santo Antônio do Pinhal, com nossa primeira parada na Estação Eugênio Lefèvre, local muito legal e que deu para tirar belas fotos com ar de anos 70 e 80. A segunda parada seria novamente em Santo Antônio, mas dessa vez na Bodega, pensem e um lugar com uma paisagem bonita e tranquila! Daria pra passar o dia todo lá tranquilamente...


Vale lembrar que além dos Dodginhos, um belo Dart 1978 azul Capri nos fez companhia... além de alguns amigos com carros de outras marcas: Corcel II, Galaxie e Mustang.


A próxima parada foi em São Bento do Sapucaí para o almoço no Restaurante Sabor da Serra, cidadezinha tranquila, todos deixamos os carros na rua sem frescuras e fomos curtir o almoço! Rolou até um discurso emocionado do idealizador do encontro, muito legal! Só quem gosta de verdade entende! 


Após o almoço alguns amigos se despediram e nós seguimos pela estrada do Paiol Grande que contorna a Pedra do Baú até Campos do Jordão (Serra Velha). Foi a primeira vez que peguei uma serra na minha vida! Muito legal! Algumas curvas beeem fechadas, acho que fiquei craque... kkkk. Ainda na serra, dois carros acabaram parando, mas nada por culpa dos carros e sim por peças de reposição de má qualidade ou peças de desgaste natural... algo perfeitamente aceitável para carros com mais de 30 anos! Mas como disse, é DODGE, imprevistos resolvidos e pé na estrada novamente, Dodge não precisa de guincho!!!! Hahahaha. Até meu 78 teve alguns momentos sentimentais com marcha lenta irregular... provavelmente vindos de um SU com anos sem manutenção e que mesmo assim não para!


Continuando o passeio, descemos pela Floriano Rodrigues Pinheiro e fizemos uma parada “surpresa” no  Leite na Pista em Taubaté. Já era noite, hora de nos prepararmos para o último encontro do dia: curtir com os amigos, comer uma excelente pizza e ouvir música boa no AlCapone Pizza Bar!


Daniel Giglio, Rodrigo Copelo e eu esperamos o Gustavo fechar a pizzaria. Motivo? O Daniel queria fazer um test-drive no carro do ano! Pensem que delícia, madrugada, tempo quente e 4 amigos jogando conversa fora enquanto cortavam as ruas de Taubaté abordo do Silver Bullet! Bóra encher o tanque de gasolina (Pódium é claro) no Frango Assado e pegar um pouquinho da Dutra pra sentir a máquina!


Passeio terminado, hora de voltar para o hotel.... e nada como ver 5 Dodginhos juntos, acho que aquele hotel nunca tinha recebido tantos carros de uma vez! Kkkkkk

Domingo de manhã: hora da despedida! O Gustavo foi nos encontrar no hotel, aproveitei e falei para ele dar uma volta no 78... saímos eu, ele e Daniel Giglio para dar uma volta rápida por Taubaté e acho que mesmo com algumas coisas pra acertar, o 78 foi aprovado... hahaha

Após isso, nos reunimos na BR14 para o café da manhã e após isso fomos tirar algumas fotos muito legais com os Dodginhos no parque. Depois das fotos, hora de voltar pra casa! Viagem tranquila, 522 kms rodados e nenhum problema!

A sensação que fica?! Aquele gostinho de “quero mais”! E isso vai acontecer em 2014 com o “Dodginhos na Estrada”. Espero que nos vejamos por lá!

Abraços a todos e curtam as fotos!


































































































































14 comentários:

  1. Milhões de fotos de um carro muito legal !!!!

    Nâo entendi a mulherada empurrando o Galaxie. Algum tipo de ginástica coletiva ?

    Valeu pelas fotos.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz de ver um comentário seu no meu humilde blog Juvenal! Hahaha

    O Galaxie teve problemas no alternador e estava sem bateria... kkk

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo encontro, lindos carros!!! Na minha infância um tio teve 2 dodginhos, um bege e o outro marrom, quando ele ia embora dava uma volta no quarteirão com a gente antes de ir......bons tempos!!!! Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Esse encontro ficou para a história! Foi o chute inicial, a pedra fundamental, desta reunião! Ano que vem tem mais... e com mais Dodginhos!!! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo Marcos!!! Muito maneira as fotos!!! Daqui pra frente é o que o Daniel falou, teremos uma data fixa anual para o encontro dos Dodginhos... Apesar de muitos não gostarem do modelo, sou fã incondicional do carrinho que é extremamente valente com uma mecânica quase indestrutível!!!

    Abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rodrigo!!! Daqui pra frente as coisas só vão melhorar!!!

      Abração.

      Excluir
  6. Agora é fortalecer e unir ainda mais a galera... a tendência do evento é crescer cada vez mais e mais... e atrair mais entusiastas do Dodginho! Como eu tenho dito, ainda vamos engarrafar o centro de Taubaté só com Dodginhos! E com tudo isso estamos fazendo o "desagravo espiritual" de um dos carros mais injustiçados da história da nossa indústria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos sim Ian! Logo logo sei que você terá o seu também! Já falei e repito: no mínimo 25 Dodginhos ano que vem!!!!

      Excluir
  7. Ola amigo tambem sou adimirador do dodge polara tenho um tb o meu e 77com interna chateu ele ficou com o antigo dono 17 anos agora estou restaurando ele mais. Quem sabe quando vcs fizerem um novo encontro ai eu consiga levar o meu polara sou daqui do parana um abraco a todos aaaaah tenho algumas pecas que garinpei por aqui se precisar de alguma coisa me comunicaa por aqui meu email. Michelbl11@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Preciso da ajuda do grupo, tenho um Dodge polara 76 original, estou precisando da bóia do carburador SU.
      Alguém sabe onde acho?
      Não quero sair do original!.
      Obrigado!
      Sou do RJ

      21 990460702 zap

      Excluir
  8. É lindo ver todos eles juntos! Hehehe eu moro em Cerro Azul-PR possuo um para restauro. Ainda nao tive tempo de mexer nele, ele é 76, mono cromático, painel sem rachaduras, ficou 25 anos parado, tomou enchentes e talz, porem esta completamente impecável por assim dizer, para um carro com 39 anos de idade... Meu tio o compro com 5 anos de uso, usou um montao, fez e motor e encostou para fazer uns reparinhos nos paralamas e saia dianteira, so começou, adoeceu e partiu daqui... Meu primo tocou a oficina e o doginho foi esquecido... depois que mudaram a oficina ele ficou no tempo, 4 anos jogado no tempo, ai quando foram limpar o terreno quase o mandaram pro ferro velho.. ai eu pedi pra mim. Tiramos uma borra de oleo e agua do cárter, e funcionamos eles, motor zero bala, nem amaciado ta, por sorte entou pouca agua no tempo que levou as enchentes e nao o danificou. Espero daqui uns 2 anos, ja estar com ele rodando :D ou menos :P

    ResponderExcluir
  9. Olá, tenho um Polara GL 81 automático. Alguém pode me indicar uma oficina especializada em São Paulo? Obrigado
    pitangamanga@yahoo.com.br

    ResponderExcluir