terça-feira, 20 de junho de 2017

Códigos de Plaqueta - Dodges 1800 / Polara

Boa noite pessoal!

Com o relativo aumento da informalidade na internet, como grupos de WhatsApp, grupos de Facebook e diversos fóruns, muitas vezes informações valiosas deixam de chegar às mãos de várias pessoas interessadas em diversos assuntos!

O que eu vou postar hoje já foi postado por grandes amigos meus, no fórum do Museu do Dodge em 2008 pelo Rodrigo Copelo e reiterado pelo Daniel Giglio no nosso fórum em 2011. Mas, por se tratarem de informações tão importantes e que ainda não são de conhecimento de muitos apaixonados pelo modelo, acho válido colocá-las aqui com alguns complementos, agora com o auxílio do também grande amigo Gustavo Cabett.

Primeiramente, falemos dos tipos de  plaqueta.


Os Dodginhos em seus 09 anos de produção (1973-1981) utilizaram três tipos de plaquetas para serem identificados. A primeira transição ocorreu em 1979 com a aquisição por parte da VW, com a mudança da razão social de Chrysler Corporation do Brasil para Chrysler Motors do Brasil LTDA. Segundo dados do Gustavo, o último Chrysler Corporation que ele tem registrado tem chassi 83446 e o primeiro Chrysler Motors 83728. Temos aí uma lacuna de 280 carros e é nela em que ocorreu a primeira transição.


A segunda ocorreu em 1981 quando a Chrysler virou Volkswagen Caminhões LTDA e o último chassi que temos informação com plaqueta Chrysler Motors é 93317 e o primeiro VW Caminhões 93638. Nesse caso temos uma lacuna de 319 carros. Já ajuda bem né?


Já existem réplicas no mercado há um bom tempo, só vi da Chrysler Corporation e pelo menos por foto a qualidade parece muito boa! Só acho válida quando não se tem a original, melhor uma original surrada do que uma réplica neste caso! 

Réplica vendida na internet

Falemos agora dos códigos dos modelos. Não temos conhecimento do significado da letra inicial, que no caso dos Dodginhos é "B", mas sabemos ao menos que a segunda letra se refere ao nível de acabamento:

BL 21 - Dodge 1800 e Polara STD                           L = Low = Baixo
BM 21 - Dodge 1800 e Polara L                               M = Medium = Médio
BE 21 - Dodge 1800 SE                                          E = Economy = Econômico
BH 21 - Dodge 1800 e Polara GL                             H = High = Alto
BH 21 GLS - Dodge Polara GLS                              GLS = Falta de criatividade da VW

Ano a ano tivemos os seguintes modelos:

1973 - L e GL
1974 - L, GL e SE
1975 - STD, L, GL e SE
1976 - STD e GL
1977 - STD e GL
1978 - STD e GL
1979 - STD e GL
1980 - L, GL e GLS (a partir de junho)
1981 - L, GL e GLS

Em termos de opcionais, apenas o câmbio automático era descrito na plaqueta com a letra "C", mesmo sabendo-se de um Dodge 1800 com vinil provavelmente de fábrica e que nada consta em sua plaqueta, diferente dos Darts.

Os códigos das cores postarei futuramente, gostaria muito de fazer isso com fotos de um carro de cada cor, mas será um tanto improvável, infelizmente!

Outra coisa que seria interessante, seria sabermos mais ou menos em que milhar de chassi ocorreu a transição de ano para ano, mas isso demanda uma extensa base de dados e paciência. Quem sabe um dia?!

Espero que essa postagem ajude a quem buscava tais informações e faça com quem já tinha conhecimento disso tudo relembre!

Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário