sexta-feira, 27 de abril de 2012

Rabetas traseiras de Dodge, o que os funileiros têm contra vocês ?


Boa noite amigos!

Está é uma postagem chata de fazer, pode ter gente que torça o nariz, mas eu tinha que fazê-la! Propósito? Termos Dodges cada vez mais perfeitos....


Rabeta aparentemente com as medidas originais

Rabeta traseira de Dodge, aquela do final da lateral onde vai o olho de gato, na minha opinião uma das partes mais belas (das inúmeras) de um Dodge!
Mas o que acontece e sempre aconteceu? Digamos que uns 90% dos profiçççionais que põe a mão nela, acabam fazendo CAGADA!

O pior?! Parece que ninguém vê!

Adquiri este "mal" com o meu pai, que diga-se de passagem tem um ótimo olho para ver detalhes e principalmente para ver defeitos! Caixas mal feitas, rabetas e etc...
Acho que ele seria um bom "olheiro de restaurações"!!! Hehehe
Se alguém tiver interesse é só dar um toque, quem sabe aqui eu inicio uma nova profissão pra ele! Hahaha

Com frequência tenho visto carros recém restaurados e etc com esse problema nas rabetas. As vezes até para mim passa batido esse detalhe, já aconteceu de eu chegar pro meu pai e dizer: "olha que carro lindo!" e a primeira resposta :"olha o que fizeram nessa rabeta!!!".... só pra quebrar o meu barato.... kkkk

Tem quem não ligue, tem quem não perceba, tem os que coloquem a culpa no ângulo da foto, tem os que me chamem de chato! Mas, não é por mal!!!
Poxa, o trabalho de restauração envolve tanto tempo, dinheiro (e porque não sentimento?), passamos meses procurando detalhes, buscando informações, indo atrás da cor original.... pra errar nela? Acho que este é um detalhe que se não for bem feito MATA o carro! Pode estar tudo perfeito, cor, faixas, detalhes, mas se você tiver um erro de funilaria (principalmente na rabeta), já perdeu em muito o brilho do serviço (falo por mim).


Rabeta mexida

Já disse aqui que nem a rabeta do Dart do meu pai ficou perfeita e como disse também, foi levado em quem "manjava" e não foi baratinho! Por essa foto com as medidas aproximadas dá pra ter uma idéia. Não ficou feia, é uma das melhores que já ví! Mas está MENOR, logo, ESTÁ ERRADA!

Eu com 13 anos peguei uma régua e fui tirar as medidas para verificarmos o erro, pô, se um moleque pode fazer isso, bóra abrir o olho pessoal! Está cada vez mais caro um serviço de funilaria e pintura, pintura hoje passa fácil dos 10 mil reais, coisa que acho uma PIADA. Dá trabalho?! Sem dúvidas, mas estão forçando a amizade!
Porém, já que esse mundo é cruél e acabamos pagando, o mínimo que temos que exigir é um serviço PRÓXIMO da PERFEIÇÃO! Eu sei que funilaria não é um serviço fácil, mas também não me proponho a fazê-la e nem cobro orgãos do corpo pelo serviço, logo, se você se propôs a fazer, faça direito!



Falta rabeta para casar com o parachoque

Eu poderia postar várias fotos de carros com a rabeta mal feita, mas isso é "antiético"....

Vamos aos problemas mais conhecidos:
- sobra ou falta friso da caixa de roda
- final da rabeta não "casa" com a ponta do parachoque, sobra ou falta
- rabeta pra fora (não acompanha a lateral do carro)
- dobra que vai para "dentro" do parachoque mal feita

Enfim, são várias as possibilidades, mas ficando no pé do funileiro, acho que isso pode diminuir MUITO! O ideal é colocar o parachoque pra conferir, só ele pra mostrar se realmente alinhamento e tamanho estão legais... vamos abrir o olho e exigir um serviço que valha o que está sendo pago! Ficou errado? Mande FAZER DE NOVO! Bom mesmo era já ter um remendo correto, mas até hoje não achei isso...

Abraços a todos e boa sorte nas restaurações! Todos nós precisamos!

4 comentários:

  1. Marcos, que postagem interessante! Vou lá medir as rabetas do R/T 78 para ver se estão certas (deveriam estar, mas ...).

    As do R/T 72 não me preocupam tanto, pois as laterais traseiras vieram inteiras dos EUA, logo devem estar com as medidas corretas.

    Abraços.

    Reinaldo
    http://reiv8.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. E aí Reinaldo!
    Obrigado! Já ví fotos do seu 78 e pessoalmente nos Mopars (não sabia que era seu...). Se elas não estiverem 100%, não fazem feio também!

    Eu lembrei de vc durante essa postagem! Pensei: " o negócio é fazer que nem o Reinaldo, colocar as laterais 0KM". Sem dúvida o 72 será o TOP dos TOPS!

    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Eu também aderi as laterais traseiras 0km da Year One .. Custam R$ 2.500 aqui, mas vc negocia um desconto com o funileiro ... Já estou no segundo carro usando laterais 0km ... Sofrer pra quê ?

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Acho que é a melhor coisa que você faz Badolato! Irá valorizar ainda mais as suas restaurações e a chance de ter problemas será bem menor!

    Abraços.

    ResponderExcluir