domingo, 6 de janeiro de 2013

Dodge Dart GSS 1968




Que tal comprar um Dodge Dart com motor 440 em 1968?

Sim, além dos cobiçados e ferozes Dart HEMI, existiu também esta opção! Nada de fábrica, um trabalho "artesanal" oferecido pela concessionária Grand Spaulding de Chicago que era comandada por Mr Norm e que se limitou a apenas 48 unidades produzidas (o suficiente para homologar o carro para as pistas)! Infelizmente não conheço muito a história desse senhor, mas pelo o que ví foi um grande nome (tanto ele quanto sua concessionária) para a Chrysler nas pistas e em termos de ideias para performance.



Pensem na ideia genial: pegar o maior motor Chrysler disponível e colocá-lo no menor carro existente na linha! Eram 375 hp do 440 7.2L para puxar os aproximadamente 1600 quilos do Dart GSS.


Devia ser nervosinho né? Somem a isso o fato de o carro ter freio à tambor nas quatro rodas e não ter direção hidráulica.... não era carro para qualquer um dirigir!
Outro detalhe interessante: os coletores interferiam no esterçamento das rodas, manobrá-lo não devia ser uma tarefa fácil...


Esses recortes no cofre me deixaram curioso se era algo original do modelo, pois o cofre de outro que colocarei em seguida não os possuia...


A primeira vista, os GSS eram um GTS comum, até o emblema "383 Four Barrel" era mantido e a única coisa que tornava possível identificar um GSS além de seu motor, eram as próprias siglas GSS (Grand Sapulding Sport) que substituiam o emblema GTS.


A modificação ocorria da seguinte forma: a Dodge enviava os Darts GTS 383 sem motores juntamente com os 440 preparados de fábrica para a Hurst-Campbell, Inc., que por sua vez fazia as modificações. Após isso os carros eram inspecionados pelos representantes da Dodge e então enviados para a Grand Spaulding. Todos os 48 carros possuiam números de identificação, porém não eram cobertos pela garantia de fábrica.


Só se tem notícia de 12 sobreviventes... que hoje são avaliados em cerca de 200 mil dólares! Na época eram vendidos por volta de 3 ou 4 mil dólares, joguem aí 45 anos de inflação e verão que não era um carro tão barato assim...


Curtam as fotos do prata e vejam este vídeo: Dodge Dart GSS 1968

Abraços a todos.










Fontes de pesquisa:




2 comentários:

  1. Esse Dart deve ser um canhão e haja culhões para dirigir um monstro de com freios a tambor haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Se o nacional mais leve e com 318 já era difícil de parar... kkkkk

      Excluir