segunda-feira, 25 de julho de 2011

Marinho, o padrinho do Polara!



Bom dia amigos!

Esta postagem foi sugerida e revisada por um grande amigo meu...

Quem aqui já ouviu falar de Mário Cézar de Camargo Filho, conhecido como Marinho?!?!? Os fãs mais fervorosos de nossos queridos 1800/Polara provavelmente o conhecem muito bem, mas eu mesmo fui conhecer sua história recentemente ao ler uma matéria publicada sobre ele e seu trabalho na Quatro Rodas...


Esta matéria sobre o Marinho saiu na Quatro Rodas de março de 1975 e pode ser conferida no próprio acervo digital da revista: http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/


Nesta matéria, a revista divulga o “veneno” que Marinho oferecia para os Dodges 1800 na época, veneno este que era dividido em 3 estágios e podia ser feito em Ourinhos, na revenda Chrysler que Marinho dirigia na época, a Marinho Veículos S/A, vejam resumidamente as alterações em cada estágio:

- Estágio 1: envolvia apenas modificações leves no motor


- Estágio 2: envolvia mudanças maiores no motor e alterações em suspensão e freio também.


- Estágio 3: era um estágio 2 ainda mais “venenoso”.


Com tais idéias de veneno, Marinho pode ser considerado o pai dos Polaras, pois várias de suas alterações propostas foram incorporadas no Polara pela engenharia da Chrysler do Brasil. Vamos às principais:

1-) A taxa de compressão subiu, foi de meros 7,5:1 para ainda poucos 7,7:1 (vale lembrar que os motores na época não tinham muita taxa mesmo)

2-) Válvulas maiores no escape que passou de 31mm para 34,1mm e o diâmetro da saída do escape, ou seja, remodelagem do cabeçote.

3-) Comando de válvulas de maior graduação, o tempo de duração aumentou de 272º para 276º.

4-) Alterações na suspensão, onde a mesma ficou mais baixa com a utilização de molas menores e mais rígidas (na traseira 2,5cm menores e na dianteira 2cm). Os amortecedores também receberam nova calibragem para trabalhar melhor com a altura mais baixa do carro.


Estas mudanças fizeram do pequeno Dodge praticamente um novo carro! Que como todos devem saber foi eleito pela Revista Auto Esporte o carro do ano de 1977!!!

Polara de Fabio Steinbruch, corre atualmente na Classic Cup em SP

Em virtude destas mudanças, já em 76, o “novo” Dodge Polara reinava absoluto no Grupo 1 (antiga Divisão 1), na Classe A, do Campeonato de Turismo Nacional. Sendo campeão neste ano em 1º e 2º lugar com João Batista Aguiar e Fabio Sotto Mayor, respectivamente.


Nenhum sobrevivente dos 1800 com estas preparações do Marinho é conhecido, se alguém souber de algum, nos avisem!!!

Polara de Rodrigo Copelo, um dos mestres dos Dodginhos lá do Rio de Janeiro! O visual todo original engana, mas este Polara é um verdadeiro canhão!!!

Abraços a todos.

16 comentários:

  1. MARCOS
    Sensacional a materia! Eu já conhecia da época, pis sempre comprei 4rodas, e lembro desta reportagem
    Abração
    Cuti

    ResponderExcluir
  2. Muito legal mesmo esta matéria! Cuti, guardou estás 4Rodas até hoje?!?!?! Se sim, imagino a bela coleção que vc deve ter...!!!

    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Cara vc conhece o Lico do Rio?? Ele tambem e pai de varios 1800 e polaras, o cara e gente finissima, se vc nao comhece me da um toque que eu te passo o email dele

    Abraco

    Edu Coxinha

    ResponderExcluir
  4. Pelo meu conheciento, até 1976 os polaras corriam na classe B, 1600cc ate 3000cc, a partir de 1977 a classe A mudou a classificacao, passando a ter carros ate 1800cc, indo competir com os passat TS

    bela reportagem, parabens

    alair

    ResponderExcluir
  5. Conheço sim Edu! Conheci pela net e depois pessoalmente no último Mopar!!! Realmente o cara é muito gente fina!!! Valeu!!!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Alair, obrigado! Realmente houve uma falha e já corrigi, mas que era comum chamar Divisão 1, pois foi em 1976 o ano da mudança do nome de Divisão 1 para Grupo 1, que era dividido em Classe A (até 2.000cc) e Classe B (acima de 2.000cc).
    Antes de 1976 era Divisão 1, repartida em Classe A (até 1.600cc), Classe B (de 1.601cc a 3.000cc) e Classe C (de 3.001cc a 6.000cc).
    Em 77 a participação do Polara foi pífia. Houve a invasão do Passat TS que obteve melhores resultados em testes já em final de 1976, período de sua homologação para as pistas.
    Em 78 já não há registro de participação dos Polaras, e houve a mudança para Classe A (até 1300cc), Classe B (de 1301 até 2000cc) e Classe C (acima de 2000cc).

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Marcão, eu me chamo Mario Cesar justamenteem homenagem ao "caipira" Marinho, como ele era conhecido...E ele fez MUITO pelos 1800/Polara, imagine a delicia de se ter um carrinho bem forte pra andar na frente de muitos nessa época !!!
    e é graças ao entusiasmo teu e de grandes amigos como o LIco que cada vez mais eu tenho vontade de ter um D-1800 pra fazer par com o Dart Sumatra na minha garagem...Inclusive já até sei quela modelo e o que eu irei fazer nele (com as dicas e supervisão do Lico, hahahaha !!)
    Abração, meu velho !!!

    ResponderExcluir
  8. Sério Marião?!?!? Que legal!!! hahahah
    Realmente ele fez muito pelos Dodginhos! Fui conhecer um pouco de sua história recentemente e já virei fã! kkkkk
    Compra um Dodginho sim! É um carrinho muito legal e valente! Aproveite que ainda se acha uns baratos por aí...

    Abração.

    ResponderExcluir
  9. Fala Marcos, blz??? Muito legal a postagem sobre o Marinho, realmente ele foi um dos responsáveis pelas mudanças do 1800 p/ o Polara...
    Fico muito feliz pela foto do meu 80, foi tirada no dia do Classic Endurance no Autodromo de Jacarepagua e nesse dia ele fez bonito... Isso de calotas e com a suspensão original, foi bem engraçado...
    Pode esperar que Eu, Lico e o Daniel estaremos aí em Itupeva no Mopar para colocar o papo em dia!!!

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  10. Nosso amigo Alexandre Polycarpo de Curitiba está montando um Polara Vermelho turbo para andar na categoria Turbo Traseira, estamos na torcida para estrear até o festival Brasileiro deste ano...

    ResponderExcluir
  11. Fala Rodrigo!!!! Fico feliz de ver um comentário seu no meu humilde blog!!! Hahahahaha
    O Daniel já me falou sobre o seu 80 e também cheguei a vê-lo no fórum do museu, muito legal!!!
    Se Deus quiser estarei de Polara lá no Mopar, daí com certeza colocaremos o papo em dia!!!!
    Eu acompanho o blog do Polycarpo, o projeto é show de bola!!!

    Abração.

    ResponderExcluir
  12. Humilde blog nada, é muito importante existir este esforço nosso dedicado aos Dodge 1800 e Polara, que é excelente e sempre foi discriminado no Brasil... Fui criado com este carro desde os meus 2 anos de idade e aprendi tudo nele... Ninguém sabe o quanto de sucesso que o velhor carro Inglês e ainda faz na Argentina e na Inglaterra... O velho motor de varetas ainda faz bonito por onde passa, principalmente se estiver bem feito e acertado...

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  13. Valeu Rodrigo! É uma pena o Dodginho não ter sido um grande sucesso aqui como foi lá fora... infelizmente boa parte dos brasileiros não gostam do que é melhor!!! Hahahha

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Meu polara tem o emblema marinho da revenda autorizada Chrysler Marinho Veículos, de Ourinhos-SP. To tentando deixar original como se tivesse saído da revenda em 78 um dia chego la....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Daniel! Se quiser mandar fotos do seu 78, será um prazer publicá-las aqui! Qual a cor/interior do seu carro?!
      Abraços.

      Excluir
    2. Marcos, tentarei tirar umas fotos com o carro lavadinho e mando com certeza, o meu e vermelho verona com interior vinho
      mas tenho algumas duvidas pois os que encontrei igual, nunca é igual 100%, vi no mopar 2012 um no salão mas a os bancos era diferente o meu não tem botoes mesmo o volante que naquele tem chapa de metal e no meu não ?
      hj percebo que não tem outro Dodgão ou doginho igualzinho a outro, parece ate que cada um acaba sendo único.
      Isso era normal na época ou foi mudanças com o tempo ?
      Valeu

      Excluir