quarta-feira, 19 de março de 2014

[Mopar News] Chrysler suspende a produção do SRT Viper por no mínimo 2 meses


Não, não é primeiro de abril e nem uma piada! Devido a baixa procura, a Chrysler acumulou Vipers no pátio, tendo estoque para cerca de 400 dias seguindo o ritmo atual de vendas. A suspensão ocorrerá no próximo dia 14 de abril e a retomada é prevista apenas para o dia 23 de junho.

Eu mesmo me espantei com essa notícia, afinal, de início se dizia que ela não estava conseguindo suprir nem a demanda existente nos EUA. Segundo as notícias, a expectativa de vendas era de 1600 unidades anuais, ano passado conseguiram pouco mais de 500 unidades e nos dois primeiros meses desse ano apenas 91 Vipers foram vendidos!

Sinceramente é difícil de acreditar que um carro com esse potencial e tradição esteja sendo tão rejeitado! 102 mil dólares não é barato, eu sei, ainda mais com um Corvette custando 53 mil dólares (versão menos potente). Mas, tratando-se de um super-esportivo, é difícil bater o custo-benefício do Viper, afinal, quantos carros oferecem um 0-60 mph em menos de 3 segundos custando tão pouco? Não é para qualquer um...


Qual seria o problema então? Ouvindo comentários sobre as notícias, vários! Pior, todos sem fundamento na minha opinião... vejamos:

- O Viper copiou o Corvette: Ah vá! A nova geração do Viper saiu antes do novo Stingray... e basta olhar para a frente dele e confundi-lo com um Viper! Fora que o bom e velho V10 continua lá, com todo o seu torque e cavalaria.


- Não tem câmbio automático: sério que isso é um ponto negativo em um carro desse?! E aquela relação homem x máquina? Não consigo imaginar um carro desse com câmbio automático ou por trocas atrás do volante.

- Eles amansaram a fera: O V10 continua lá, o câmbio de 6 marchas manual também. Só que agora tem controle de tração. Foi a Chrysler que quis? Não, foram obrigados por lei, então era isso ou ficar sem Viper. Além do mais, o velho e bruto Viper pode voltar com o apertar de um botão (como se não fosse possível fazer besteira até com o controle ligado...).


Resumindo, vivemos uma época onde os frescos parecem maioria, hoje em dia se preocupam com a quantidade de opcionais e porta-objetos que o carro oferece e não mais com aquilo que realmente importa: o verdadeiro prazer de dirigir, coisa que o Viper oferece na sua forma mais pura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário