sexta-feira, 2 de abril de 2010

O fabuloso Dart HEMI



Boa noite amigos, hoje vou falar do mais veloz dos muscle cars: o Dart 68 HEMI.

Foram produzidos de 50 a 80 unidades deste incrível modelo (não achei números exatos). Vinha equipado com o famoso “Elefante Laranja”, o bruto 426 HEMI!!! Era um modelo bem espartano, pois fizeram de tudo para aliviar peso e além disso era voltado para competições. Por isso, esqueça rádio, aquecedor, bancos traseiros, máquina de vidro...


Possuía capô e paralamas dianteiros em fibra, paralamas traseiros cortados para aliviar peso e acomodar melhor os pneus, portas e parachoques feitos em chapa mais fina, etc. Tudo isso fazia com que ele pesasse apenas 977 kg, com um motor preparado de 600 hp não declarados ( a Chrysler os declarava com 425 hp devido às regras americanas).


Graças a essas especificações extremamente positivas, fazia os 402 metros (Arrancada) na casa dos 10 segundos aos 216 km/h! Se com um 318 original já dá pra se empolgar muito, imaginem com um desses!!!


Tom Shaw, jornalista da revista Muscle Car Review chegou a escrever: "A Chevrolet até poderia ter construído algo como o Dart Hemi, mas somente a Chrysler teve a coragem para isto".


Com este modelo e com o Barracuda Hemi, a Chrysler dominou as corridas na época e estabeleceu recordes na categoria.



Fontes de pesquisa e fotos:

http://www.dodgenews.com.br/moparperformance/hemidart/hemidart.html

http://parachoquescromados.wordpress.com/2010/01/30/dodge-dart-hemi-super-stock/



Abraços a todos,

Marcos

Um comentário: