quarta-feira, 4 de julho de 2012

Teste de época - Chrysler Airflow 1934



Boa tarde amigos, faz tempo que estou com essa postagem salva nos rascunhos, mais exatamente quando saiu uma postagem excelente sobre o Airflow no AUTOentusiastas (podem ler, foi escrito pelo Juvenal Jorge!).

O Airflow foi um carro revolucionário! A Chrysler éi uma fabricante de grandes ideias e inovações desde seus primórdios, até hoje não consigo entender porquê passou (e passa) por tantas dificuldades em sua história.... talvez seja por esse motivo mesmo, vai saber...


Foi o Airflow que estabeleceu o uso do túnel de vento como algo fundamental na criação de um automóvel, foi ele que iniciou o uso do monobloco e também foi ele que mudou completamente o design dos carros da época!

Vejam esse teste de época postado nos comentários do AUTOentusiastas pelo amigo Road Runner (que também participa daqui). Se você for um dodgeiro de verdade, com certeza irá se emocionar!



No total, foram vendidos 55.652 unidades do Chrysler de oito cilindros em linha e do DeSoto Airflow, longe de ter sido um sucesso comercial infelizmente... mas sem dúvidas entrou para a história do automóvel!

Abraços a todos.

5 comentários:

  1. O maior "pecado" do Chrysler Airflow foi justamente ser tão avançado para a época. Uma pena, pois foram perdidas décadas de avanço por medo do novo, algo comum na população em geral.

    Mas, de qualquer maneira, o carro é um dos maiores exemplos que "MOPAR RULES" a décadas! Sou fã desse carro desde que li sua história pela primeira vez.

    PS: Obrigado pela menção a respeito do vídeo

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    1. Com certeza Road Runner!

      Assino embaixo! MOPAR RULES..... FOREEEEVERR!!! Hahaha

      Imagino o impacto que esse carro gerou na época, não acho a primeira frente a coisa mais linda do mundo, mas o carro é MARAVILHOSO, principalenete por ser totalmente original!

      Abraços.

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  2. "O Airflow foi um carro revolucionário! A Chrysler é uma fabricante de grandes ideias e inovações desde seus primórdios, até hoje não consigo entender porquê passou (e passa) por tantas dificuldades em sua história.... talvez seja por esse motivo mesmo, vai saber..."

    Vocês viram a história se repetir na década de 70 com os Dodges 1800 e Polara, um carro muito à frente de seu tempo, que não foi compreendido; ganhou fama de gastão, pudera era um carro médio de motor 1.8, inédito para a época e acompanhado de um carburador fantástico, mas que teve a solução apresentada pelas mentes brilhantes dos mecânicos de plantão. Carburador de Fusca, qualquer um mexe e o carro fica econômico. E é claro estrangulado.

    O povo tem que ter carro do povo, Fusca é a solução para tudo.

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    1. Com certeza Gustavo!
      O Dodginho foi um injustiçado! Tudo bem que teve alguns problemas no início, mas era um carro inovador e de alta qualidade! Primeiro carro 1.8 do Brasil, primeiro carro médio com câmbio automático, carburador SU (que é considerado um dos melhores carburadores que existe), etc etc.
      Mas Brasil é isso aí! Nesse ponto, até os hermanos foram muito mais espertos que nós! Só ver que lá o Dodginho durou mais do que o todo avançado Passat!

      Abraços.

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    2. Sem contar que a gasolina comum tupiniquim nos anos 70 era sofrível. Qualquer taxa acima de 7:1 fazia o motor grilar só de mostrar a sola do sapato para o acelerador.... E os "mexânicos" de plantão faziam aquela meleca nos manhosos (mas muito bons) SU. Mesma coisa que aconteceu nos carburadores Solex alemães dos primeiros Passat TS. Ou até mesmo os odiados DFV446 que, bem ajustados, funcionam muito bem. Certa vez vi um Dodge 1800 com carburador de Fusca e deu vontade de chorar...

      Mas o grande diferencial dos Dodge 1800/Polara, para mim, era ser tração traseira, coisa que somente o Chevette ofereceu por aqui em carros pequenos/médios. Aliás, eu fiz minha "chevetteterapia" no fim de semana, com o carro de minha mãe, já há 14 anos na família (já que um Dodge 1800 seria muito complicado para eu manter, a começar por falta de lugar para guardar...) Quando o bicho da ferrugem entra no sangue, não tem cura!

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